Cachorrada na UNISINOS

No último final de semana a cidade de Porto Alegre (RS) recebeu a 29ª edição da Copa Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), no campus São Leopoldo da universidade gaúcha. O tradicional evento reuniu, de 20 a 23 de outubro, universidades de destaque no meio esportivo universitário do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Uruguai.  Além de promover e incentivar o esporte universitário, o torneio fomenta o intercâmbio estudantil e contempla pesquisas acadêmicas e atividades culturais. Neste ano, foram disputadas onze modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, voleibol de quadra e areia, rugby e xadrez.

E se tem geral em jogo, a Engenharia UFRJ está por dentro! A Cachorrada marcou presença nas terras gaúchas com dois atletas do Handebol. Paulo Vitor dos Santos (Paulista) e Rodrigo Hoerner Marques representaram muito bem a Engenharia pela Equipe Representativa da UFRJ (“Equipe Geral”, comumente conhecida). Por contar com apenas 6 universidades, a modalidade teve um estilo de competição um pouco diferente nessa edição. Pela primeira vez os jogos se deram através de uma chave única (todos contra todos), no modelo de pontos corridos. Infelizmente, mesmo com os esforços dos nossos guerreiros, o time da UFRJ não conseguiu pódio. Apesar de uma vitória por um gol em cima da UniPampa (Universidade Federal do Pampa), o time perdera todos os outros confrontos. Contra o forte time da USP (Universidade Federal Paulista) prevaleceu o condicionamento físico, o que acarretou numa derrota por 9 gols. E no confronto com UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Feevale e ISEF (Instituto Superior de Educación Física) mais uma vez perdeu-se por uma pequena margem de gols.

Aluno de Engenharia, Paulo Vitor, presente na 29ª edição da Copa Unisinos

Paulo Vitor, estudante de Engenharia de Petróleo, participou pela 4ª vez consecutiva da competição e carrega uma extensa bagagem de toda experiência adquirida ao longo dos anos. O meia esquerda/direita da equipe da AAAEP destaca a importância do time geral em seu rendimento no time da Engenharia:

“Participar de competições na equipe geral da UFRJ, como LDU – Liga de Desporto Universitário – e Unisinos, me acrescenta bastante como atleta da Engenharia. É a oportunidade que tenho de estar em contato com jogadores em um nível bem acima do universitário, uma vez que alguns times oferecem bolsa de estudos para atletas profissionais representarem a respectiva faculdade. Isso me proporciona uma outra visão do esporte”.

Paulista comenta ainda a troca de experiência com atletas de outros estados ou países: “É interessante analisar a maneira que jogam e aprender novas formas de jogo, é uma experiência bem positiva.”

Estreante tanto no time geral quanto no time da Engenharia, Rodrigo é aluno do 3º período de Engenharia Química e garante que sua participação no time geral da UFRJ é o diferencial para seu rendimento no time da Engenharia. O armador ponta ainda que a rotatividade de jogos com equipes diferentes é essencial para uma melhora na qualidade de seu jogo:

“Aqui no Rio, estamos acostumados a jogar sempre contra os mesmos times e atletas. Na Copa Unisinos o quadro é exatamente o oposto. Nunca tinha jogado contra aquelas instituições, muito menos contra aqueles atletas. Isso somado ao altíssimo nível da competição, bem como a qualidade e dificuldade presente em todos os jogos, faz com que essa competição seja uma excelente oportunidade para o crescimento do atleta.”

Convidado a integrar nosso time pelo coordenador de Handebol masculino, Elton Correia – também integrante da equipe geral – , Rodrigo afirma que o preparo técnico e psicológico adquiridos pelo volume e qualidade dos jogos no time geral o ajudam consideravelmente no time da Engenharia: “Isso me ajudará bastante nas próximas competições pelo time da Atlética, as quais estamos indo muito focados e preparados para conquistar bons resultados”.

 Próximos Desafios

As expectativas para os Jogos Universitários, a serem realizados nos dias 12 a 15 de novembro na cidade de Rio das Ostras, são as melhores possíveis. O time de Handebol Masculino da Engenharia UFRJ tem seu primeiro jogo contra a FACHA pela fase de grupos da Série Especial, seguido de Engenharia UFF e, posteriormente, CEFET. Se depender do time, que fará de tudo para buscar a classificação para final, a torcida não irá se arrepender.

“Temos totais condições de bater de frente com qualquer time nos Jogos. A expectativa é grande por ser minha primeira viagem com o time da Engenharia, mas espero trazer o melhor resultado possível”. Afirma Paulista.

Vale lembrar ainda que a modalidade disputa a LUCA (Liga Universitária Carioca) nesse segundo semestre e está na briga pelo título ao ser classificada para as oitavas de final do campeonato. O próximo jogo será contra Educação Física UFRJ, em data e horário ainda a serem definidos.

A AAAEP gostaria de parabenizar todos os atletas que representam muito bem a UFRJ nas competições a nível nacional e estadual! Em especial os nossos guerreiros da Engenharia: Elton Correia, Leonardo Schunck , Marcos Arantes, Paulo Vitor e Rodrigo Horener. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *