Retrospectiva 2016

2016 já se despediu de nós e a AAAEP não poderia deixar de relembrar todos os fatos marcantes que fizeram desse ano espetacular! Erros, acertos, vitórias e derrotas se fizeram presentes nesse ano interminável #acaba2016. Entretanto, o trabalho duro, a vontade e a garra dos nossos membros, atletas e torcida são coisas que não mudam desde 2011! 2016 foi um ano de muitas mudanças , aprendizados e novidades! Vamos então relembrar um pouquinho?

Pra início de conversa, o calendário competitivo começa um pouco diferente do que estamos acostumados. O nosso queridinho INTERENG muda de local e causa bastante aflição e dúvidas na nossa torcida e equipes. “Volta Vassouras” provavelmente foi a frase mais escutada e lida na época. Mas ainda assim a Cachorrada do Fundão marcou forte presença  e conseguimos levar uma delegação com mais de 900 pessoas pra Campos dos Goytacazes (chora UFF!). O final vocês já sabem: a cidade de Campos presenciou nosso HEXACAMPEONATO! Com direito a vitórias no Basquete Masculino (melhor jogador da final – Gabriel Fiuza) , Futsal Feminino (Melhor jogadora da final- Camila Sotomayor) , Cabo de Guerra Masculino, Tênis de Mesa Masculino, Natação Feminina e Corrida Masculina e Feminina, saímos de Campos com o sentimento de dever cumprido! Mas também com a sensação de ter que continuar suando dentro e fora das quadras para manter o nível e a qualidade das nossas equipes e ainda consertar detalhes que nos prejudicaram ao longo da competição.

Nesse meio tempo rolava ainda a LUCA (Liga Universitária Carioca) do primeiro semestre (vôlei e basquete).  Os times da Engenharia UFRJ honraram o uniforme e garantiram o 1º lugar no Vôlei (melhor técnico – Gabriel Fonseca) e Basquete Masculino (melhor jogador – Bezão). Já as meninas do vôlei feminino ficaram em 4º lugar na competição e nosso basquete lutou bravamente, mas infelizmente foi parado pelo time de Direito da UERJ nas quartas de final.  A competição foi de grande importância no calendário esportivo dos nossos times, uma vez que os jogos regulares ao longo do semestre serviram de preparação para nossas competições alvo.

Ainda no primeiro semestre jogamos também a Liga dos Campeões, campeonato similar a LUCA com jogos de 15 em 15 dias, que contou com a participação de fortes times como: Engenharia PUC, Engenharia UERJ, Engenharia UVA, Comunicação PUC, FACHA, Educação Física UFRJ e Direito UFF. Através do sistema de pontos corridos, todos os times se enfrentaram e conseguimos a 3ª colocação no feminino e a 4ª no masculino. No feminino contamos com vitórias importantíssimas contra Eng. UVA, Eng. PUC, Eng. UERJ e FACHA (por W.O), empate com Direito UFF e derrota para Ed. Física UFRJ. Com essa campanha garantimos o terceiro lugar da competição mais 50% de desconto na LUCA e 1 bola de futsal! Já no masculino, devido a alguns deslizes do nosso time e lances polêmicos em partidas decisivas o resultado final da competição ficou prejudicado.  Começamos ganhando da Rural (3×2), mas perdendo inesperadamente para IBMEC na segunda rodada. Posteriormente, vencemos a Administração UFRJ por 3×0, e, já na 4ª rodada em um decisivo jogo contra Veiga, empatamos em um frustrante 4×4. Apesar da perda do goleiro Leo, o jogo contra Contábeis UFRJ contou com uma vitória por 5×4. Entretanto, a essa altura do campeonato a FACHA já era campeã, fazendo com que nossa partida da sexta rodada se tornasse um amistoso para os vencedores. Terminamos nossa participação com um 4º lugar e muitas lições a serem tiradas.

Em se tratando de LUCA vamos relembrar também a do segundo semestre: Handebol e Futsal! Enfrentando equipes de altíssimo  nível, nossos times de Handebol suaram muito a camisa mas, infelizmente, paramos nos playoffs pelo time da Engenharia PUC no feminino e Educação Física UFRJ no masculino. No futsal feminino nossas futcats fizeram uma campanha digníssima ao longo de toda a competição até a semi final contra a Educação Física UFRJ, jogo que perderam apesar de todo o esforço para reverter o placar. Na decisão de 3º lugar empatamos contra Direito UFF, mas fomos superiores na disputa de pênaltis vencendo por 3×1. Devido a problemas de restrições e chuvas a final do Futsal Masculino será realizada apenas no final de Janeiro, e nosso time de japoneses tem presença  garantida num jogo que promete ser épico contra Comunicação FACHA! Torcida é o que não vai faltar!

Vale lembrar que 2016 foi ano de Olímpíadas e Paralimpíadas no quintal de casa também!! Nossa torcida e atletas não puderam ficaram de fora da maior festa do esporte mundial. Com o apoio da Torcida Orgaizada Cachorrada do Fundão lançamos uma campanha no Instagram estimulando os seguidores a postarem fotos usando produtos da Cachorrada com as hashtags #CachorradaNasOlimpiadas e #CachorradaNasParalimpíadas. E foi um sucesso! Grande parte da torcida entrou na campanha e pudemos ver que os Jogos em casa deixaram muitas saudades e foram muito bem aproveitados!

Mas não apenas de esporte e competição vive a Atlética Invicta, não é mesmo? Numa tentativa de tentar nos aproximar mais da nossa torcida e atletas promovemos alguns eventos de integração ao longo no ano. Em julho, após a conquista do hexa, realizamos o Churrasco da AAAEP em um sítio incrível em Duque de Caxias. Os convidados não se decepcionaram com as atrações do evento, que contou com futebol de sabão, sinuca, tênis de mesa, piscina, churrasco até dizer chega e aquele Open Bar digno de quem segue Invicto.

Em meados de junho inauguramos nossa tão sonhada sede. Com o apoio da Decania do CT e fruto de muitas conversas, ter uma sede é essencial para todo o trabalho que a AAAEP desenvolve atualmente e ainda facilita nossa relação com a torcida e atletas.

Para comemoração dos 75 anos da melhor Atlética que você respeita realizamos nossa I Choppada – Isso Aqui É Fundão – na Quadra da Unidos da Tijuca no dia 14 de Outubro, às vésperas do aniversário de fundação da AAAEP. Comemoração essa mais que merecida por todo trabalho árduo ao longo de nossa história. E, numa parceria inédita com o Coletivo ComCiência Feminina, realizamos uma Choppada sem Opressão. As pessoas puderam desfrutar e curtir a festa com tranquilidade. Esse ano a AAAEP refortaleceu e colocou em debate a questão do machismo e qualquer outro tipo de opressão no meio esportivo. Em pleno 2016, não cabe à uma entidade de tal porte corroborar com práticas opressoras dentro ou fora das quadras. Esperamos então que sirvamos de exemplo para outras Atléticas e assim, seja possível derrubar de uma vez por todas alguns preconceitos atrelados ao esporte universitário.

Esse ano tivemos ainda a ilustre participação do nosso quarteto fantástico do Basquete Masculino numa conquista inédita para o time geral da UFRJ nos Jogos Universitários Brasileiros, realizados em novembro na cidade de Cuiabá – MT. Os meninos da Engenharia não mediram esforços para ajudar a equipe a conquistar o posto de 4ª melhor faculdade no JUBs 2016, sendo a única universidade pública a passar para as semi finais do campeonato.

Para o segundo semestre nos planejamos para entrar com tudo em um evento que prometeu revolucionar o esporte universitário: Jogos Universitários 2016 – Edição Rio das Ostras. Num estilo completamente inovador, o campeonato se daria por pontos corridos com as Atléticas da Série Especial divididas em 2 grupos. Infelizmente o campeonato não terminou da maneira como os organizadores planejaram e o mesmo deve que der interrompido no terceiro dia. Ficando os jogos restantes para serem realizados no Rio de Janeiro, em datas acordadas entre os times e a organização. Apesar dos inconvenientes conseguimos sair de Rio das Ostras com duas finais garantidas: Futsal Feminino e Vôlei Masculino.

A primeira ainda aguarda decisão da outra semifinal, e nossas futcats mal veem a hora de entrar com tudo pra cima do adversário, seja ele quem for. Já o Vôlei Masculino teve sua final realizada cerca de algumas semanas depois contra o time da Engenharia UVA. Com sangue nos olhos por conta da derrota no Intereng e uma vontade tremenda de arrebentar dentro de quadra, nossos meninos marcaram 3 sets a 0 (melhor jogador – Bruno Abreu) e deram o recado para a Veiga: nos vemos em 2017! Tivemos ainda nossas meninas do Basquete numa campanha espetacular que garantiu a final mesmo antes de terminar a fase de grupos. Destruindo sua grande rival, Engenharia PUC ( equipe que perdíamos desde 2013), num jogo memorável as meninas saíram de Rio das Ostras com o sentimento de dever cumprido e com muita vontade de terminar logo os jogos. No Rio, restava ainda o terceiro jogo contra ECOUFF para a então grande final. A decisão se deu contra a Engenharia UFF e não foi nada fácil, mas no final prevaleceu nossa garra e o sentimento que não estávamos ali a toa: 35×28! Com direito ainda a melhor jogadora, Bruna Oliveira.

No finalzinho do ano, ainda deu tempo de entrarmos de cabeça em campanhas para um Natal mais solidário. Apoiamos projetos como “Refeições de Natal da Cachorrada do Fundão” e ainda incentivamos doações de alimentos para a AMICCA (Amigos da Infância com Câncer).

UFA… 2016 rendeu! A AAAEP gostaria de parabenizar todos os envolvidos por fazer desse 2016 um ano DESCOMUNAL! Agradecer também a todas as equipes, técnicos e torcida por compartilharem conosco tantos momentos especiais e inesquecíveis.

E aí vai um recadinho para 2017: Pode vir com tudo que estamos mais que preparados, como sempre, pra te receber de braços abertos! Que venham muitos mais desafios, títulos, vitórias, aprendizados, que os erros desse ano nos sirvam de aprendizado e os acertos motivação para que continuemos nesse caminho vitorioso.

A AAAEP deseja um ótimo 2017 para todos os nossos atletas, técnicos e torcida!

AHU!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *